terça-feira, 28 de setembro de 2010

Literatura religiosa



Texto elaborado para uso em aula pelo Profº Marcus Vinícius


A literatura é uma arte verbal, isto é, o seu meio de expressão é a palavra. É uma forma artística de representação da realidade, o escritor ao elaborar um texto cria uma nova realidade – a realidade artística que não pode ser analisada como se estivéssemos diante de seres de carne e osso. Na origem, a literatura de todos os povos foi oral, caráter que manteve mesmo após a invenção e difusão da escrita. As primeiras obras literárias conhecidas são registros oriundos de uma remota tradição oral.
A literatura fala de uma realidade, mas com uma linguagem especial, que não tem por objetivo retratar a vida, mas representá-la artisticamente.
A característica da linguagem literária é a conotação ou multissignificação, que permite diferentes níveis de leitura de um texto. Quebra a rotina da linguagem, incita o leitor a pensar e aguça sua curiosidade intelectual.
A religião sendo parte integrante do complexo fenômeno da vida, tem servido de muita inspiração para as artes em geral, mas é na literatura que a religião encontrou sua principal via de expressão. Foi através da língua escrita que as revelações divinas foram fixadas para a posteridade nos textos sagrados das grandes religiões do mundo. Através da língua escrita os estudiosos do sagrado fizeram seus comentários, exegeses e explicações da revelação escrita. Foi finalmente através da língua escrita que escritores de ficção e não-ficção trataram direta ou indiretamente, principal ou acessoriamente dos temas religiosos ou assuntos a ele conexos.
Literatura religiosa seria então o conjunto de escritos em prosa ou em verso que trata especificamente sobre religião de um modo geral, sobre determinada religião especificamente ou sobre assuntos a ela relacionados em qualquer nível. Podem ser obra de ficção ou não. Pode-se classificar a literatura religiosa em três categorias: Primárias: Que são os escritos sagrados das religiões. São as compilações das revelações de Deus e compreendem a doutrina religiosa e a codificação da vida religiosa. Secundarias: São as obras que auxiliam na leitura e compreensão dos livros sagrados. Terciárias: São os textos que sem entrar no mérito propriamente dito religioso, tratam incidentalmente do fenômeno abordando temas conexos aos problemas religiosos.
Como exemplo de literatura religiosa primária tem-se: A Bíblia, o Talmude, o Avesta, os Vedas e o Alcorão. Os produtores de textos secundários mais conhecidos são: (Patristica), Tertuliano, Santo Agostinho, Tomas de Aquino, José de Anchieta, Martinho Lutero e o padre Antonio Vieira. Dentre os produtores terciários temos: Dante Alighieri, Tomás de Kempis, John Bunyan, John Milton, Santa Teresinha e León (Levi) Tolstoi. No Brasil, destaca-se atualmente, Paulo Coelho com seus livros recheados de misticismo.
As obras literárias em geral são de três (3) gêneros : O lírico, onde predomina a expressão (poesia) individual do “EU”(mundo interior, intimidade, saudade...). O narrativo, onde alguém (narrador) conta uma história (prosa: romance, novela, conto; versos: épicos) e o dramático, onde se apresenta a encenação de um texto. Não há narrador (tragédia, comédia, farsa, auto)
Doravante estaremos apreciando a literatura religiosa do cristianismo, a Bíblia. Visto que os cristianismo é a religião mais literária do mundo e também por representar 30% da população mundial.


A gente só não precisa de fé quando não vai dar um passo à frente.

4 comentários:

  1. a dorei sua pagina na internet

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, legal teu blog, gosto de ler um pouco de tudo penso que ler é conhecer o mundo nas letras em páginas de livros. Ler nos leva ao mundo sem dar um passo a diante... é descobrir o que fomos, o que somos e o que podemos ser em relação a vida social e espiritual. Um abraço!

    http://wfcliterart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primária:Agricutura,mi geração,pecuária, etc.
    Secundária:indústria .
    Terciária: serviços ,comércios.

    ResponderExcluir