quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mordomia: Doutrina sem o Senhorio de Cristo! Pode?


Depois de mais de cem anos da presença evangélica em terras brasileiras, ainda faz-se necessário, muito esclarecimento e divulgação da doutrina da mordomia.  Ouso até dizer que nem o nome mordomia pegou, pois ainda ele não se acha incorporado ao universo vocabular do crente comum com o significado real que os teólogos gostariam que ele fosse entendido.
Mordomia, hoje, para o povo do ”mundo”, tem um sentido altamente pejorativo. Significa usufruto fácil de vantagens e benefícios, à custa do dinheiro alheio, significa esbanjamento, com proveito próprio, principalmente dos dinheiros e dos bens público do governo.
E para os crentes em geral?
Lamentavelmente, apesar do esforço e da sinceridade de ilustres pastores, os crentes associam a mordomia a dízimo, a dinheiro entregue a igreja, com suspeitas de que o termo seja um mero eufemismo, usado pelos pastores para encobrir ambições pessoais, sempre relacionadas com o aumento dos seus salários.
Já há uma interpretação desaconselhável do termo mordomia, entre os crentes pouco responsáveis e que desprestigiam e depreciam a beleza da doutrina bíblica, em favor da chacota, do humor pouco respeitoso, da malicia anticristã. Dizem por exemplo, que a melhor significação para o termo mordomia é a de que: “O pastor MORDE e o crente MIA”.
Qualquer doutrinação, qualquer que seja a sua finalidade, só há de ter pleno sucesso e total aceitação se, por trás dela, apoiando-se e dando–lhe o embasamento necessário houver uma IDEOLOGIA que a justifique.
Por que os antigos aceitavam a escravidão como a coisa mais natural do mundo? Sócrates, Platão e outros filósofos defenderam abertamente a escravidão. É que havia uma IDEOLOGIA que a justificava, e esta ideologia era expressa na seguinte afirmação: “Há homens que nasceram para ser livres e outros nasceram para ser escravos”. Enquanto tal ideologia não foi contestada a escravidão permaneceu no mundo, aceita por todos pacificamente.
A Idade Média consolidou uma ideologia que hoje ninguém aceita. Alguns historiadores de ETICA PATERNALISTA CRISTÃ. Tal ideologia, baseada numa interpretação errônea da Bíblia, era aceita, sem discussão, por todo o mundo. Segundo a referida ética, era vantagem ser pobre, porque herdaria o reino do céu. Ser rico era um tormento, visto que, para a salvação, tinha de fazer caridade, daí a necessidade da existência dos miseráveis.
Tão grande era a aflição dos ricos, que Clemente escreveu uma obra: “Da salvação do homem rico”, com o fim de acalmar os que possuíam dinheiro e que viam no evangelho de Lucas a sua condenação ao fogo do inferno.
Se quisermos modificar o comportamento dos crentes relativamente à doutrina da mordomia, temos de fazer o que ainda não foi feito: desenvolver, divulgar, incutir, reordenar as estruturas mentais dos crentes, fazendo-os ver que mordomia, como a entendemos biblicamente, pouco tem a ver com dinheiro, com bens materiais.
A ideologia, que deve orientar e tornar-se o fundamento para o comportamento dos salvos, é a aceitação incondicional do Senhorio de Cristo. No momento em que o crente realmente se convence de que Cristo, não somente é o salvador, mas o Senhor da sua vida, o dono de tudo, pronto, o problema está resolvido. Não haverá nem necessidade de falar-se em dinheiro. A fundamentação ideológica levará o crente a entender, na teoria e na prática, que tudo é de DEUS e é um dever seu colocar aquilo que, aparentemente lhe pertence, a serviço do seu legitimo dono.
O escritor Meyer contou que, antes de aceitar o senhorio de Cristo, certa vez teve involuntariamente, a sua calça rasgada. Irritou-se, afobou-se, pegou o carro e o guiou apressadamente e sem controle, quase atropelando pedestres que passavam. Depois, meditando melhor na verdade de que nada era seu, passou a raciocinar diferentemente e, cada vez que acontecia alguma coisa que resultava em perda material ou em danos, ele falava para si mesmo: “Senhor, estas calças que não são minhas, mas Tuas, tu permitiste que se rasgassem. Certamente tu queres que eu faça uma calça nova, para repartir o que eu ganho com o alfaiate, que precisa ganhar dinheiro para sustentar a sua família”.
Igualmente, quando o carro quebrava, ou outro objeto qualquer se extraviava, Mayer considerava que Deus permitia que tudo acontecesse, pois nada pertencia ao escritor, mas ao Senhor que o levava a distribuir a sua renda com os outros.
É isso aí, o Senhorio de Cristo é o que conta. Deus, em Cristo, como o Senhor de nossas vidas e dono de tudo quanto existe no universo.


Abraço

Marcus Vinicius

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nostalgia.


Já soltei pião no ar; eu os apanhava na palma da mão sem que tocassem no chão. Já treinei saltos ornamentais; eu conseguia saltar um mortal triplo com um parafuso de trezentos e sessenta graus completo. Fui um dos precursores do “skibunda” no Ceará - a modalidade de esqui na areia das dunas. Quando morei nos Estados Unidos, aprendi as regras do baseball e podia acompanhar a transmissão dos jogos pelo rádio.

Hoje imaginei onde estaria a minha vida se tivesse persistido nessas aptidões geniais. Talvez encantasse a burguesia paulistana como o único cearense do elenco do Circo de Soleil, que faz malabarismos com piões. Quem sabe não seria o treinador da equipe de saltos ornamentais que tenta qualificar-se para as Olimpíadas? O meu fascínio pelo baseball poderia ter me levado a emigrar para os Estados Unidos - hoje seria um dos militantes do Partido Democrata que tenta eleger o Barack Obama. Sorrio quando me imagino proprietário de uma pousada no pé de uma duna - administrando uma equipe de instrutores que ajuda os turistas a descerem em pranchas pelas areias brancas do Ceará.
Também, ao invés de gastar tanto tempo aprendendo a soltar pião, eu poderia ter canalizado tantos e tão extraordinários talentos em aulas de piano, violino ou trombone. Quem sabe não me tornaria um virtuoso me apresentando em auditórios europeus como o “fantástico fenômeno da música erudita brasileira”? O que teria acontecido se, ao invés de praticar saltos ornamentais, tivesse enfiado a cara nos livros? Talvez fosse a “nova referência acadêmica da filosofia nacional”.

Já contemplei os vários caminhos, as infinitas possibilidades, que estavam à minha disposição quando era um adolescente com uma cabecinha de vento. Chego a ter uma vontade louca de pedir a Deus que me dê uma nova chance, de reencarnar. Acontece que eu pediria ao Todo Poderoso para voltar como o Ricardo, e lembrando de tudo. Quero continuar filho do Eródoto e da Glícia, neto do Zé Gondim e da Maria Cristina. Pediria ao Senhor para deixar que a minha infância acontecesse do mesmo jeito, plena de magia, solta e deliciosamente irresponsável.

Caso retornasse à terra, pediria para ter os mesmos amigos. Tenho saudade do futebol que jogava numa areia preta – Deus pode até deixar que eu pegue frieira de novo; colecionaria figurinhas no mesmo álbum da Copa do Mundo de 1966, com o Garrincha na capa; tomaria banho de chuva na bica mais volumosa da redondeza; voltaria a dançar nas vesperais dos clubes da periferia.
Pensando bem, melhor não voltar. Aprendi a soltar pião e a saltar de trampolim e vou guardar esse tempo no escaninho da alma. Se voltasse no tempo, acho que estragaria tudo. Estou adulto demais. Não, não me tornei um ás naquelas proezas; não me especializei nos fabulosos talentos que desenvolvi. Mas não tem importância, a recordação me faz feliz. E mais: daqueles verdes anos aprendi que toda saudade é sagrada.

Ricardo Gondim.

As cinco Solas – Bases do protestantismo.


"Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria"


Sola Scriptura: A Escritura Sagrada é suficiente para dirigir a fé e a conduta do cristão genuíno. Nada mais tem autoridade igual ou superior à da Bíblia. Rejeitamos, portanto, as tradições e as novas revelações que acrescentam coisas à Escritura. As tradições, embora tenham o seu valor, podem ser contaminadas (e muitas vezes o foram) pela corrupção humana, passando a ser anti-bíblicas. As novas revelações que adicionam doutrinas ou normas de vida ao que está escrito comprometem a suficiência da Palavra de Deus.

Sola Gratia: Nossa salvação se dá somente pela graça (favor imerecido) de Deus; não existe nem mesmo uma centelha de bondade no homem que tenha movido o criador a salvá-lo.
Sola Fide: O único meio pelo qual o homem pode se achegar a Deus é mediante a fé no sacrifício perfeito e substitutivo de Jesus Cristo. Obra alguma pode tomar o lugar da fé, que é um dom de Deus.

Solus Christus: O único objeto da fé é Jesus Cristo. Ele é o salvador dos homens, o único caminho que nos leva a Deus. Qualquer outro tipo de mediação entre Deus e os homens que não seja por Jesus é invenção de mentes contaminadas pelo erro.

Soli Deo Gloria: A Deus toda a glória. Nada deve ser atribuído a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, vivo ou morto ou ordenança de igreja alguma a não ser a própria pessoa de Cristo; não podemos nos gloriar em nada, nem a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, morto ou vivo, ou ordenança de igreja alguma. Tudo vem de Deus por Cristo.

"E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça" (Rm.11:6).
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Ef.2:8).

Abraço
Marcus Vinícius

Anjos Tiveram Relação Sexual Com Mulheres?


Por Marcus Vinícius
"Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram." (Gênesis 6:2).
Quem eram estes filhos de Deus? Eram anjos?
Normalmente, a resposta para esta pergunta, é a seguinte: Não, anjos não coabitaram com mulheres, e citam Mateus: 22:30, no entanto, quando lemos esta mesma passagem em Lucas, temos: "Então, lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." Lucas 20:34-36.
Logo, Jesus disse em Mateus 22:30, que nossa semelhança com os anjos será que não poderemos morrer, logo, usar Mateus 22:30 para dizer que anjos não coabitaram com mulheres não é um argumento sólido, pois, seremos semelhantes aos anjos, não na questão do casamento, mas que não morreremos mais.
No versículo 38, vemos que Jesus fala a respeito da vida eterna e não do casamento:

 “Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem."
Lucas 20:38.
Logo, como responder: Anjos coabitaram mesmo com mulheres?
Ora, então já temos a resposta! Se foram anjos que coabitaram com aquelas mulheres, por que eles morreram com o dilúvio?
Se nós seremos como os anjos, na semelhança em que não morreremos, logo, como aqueles supostos anjos morreram? Isso prova que não eram anjos, mas homens!
Se os anjos não podem morrer (Lucas 20:36), como teriam morrido naquela ocasião? Somente Noé e os que com ele estavam ficaram vivos (Gênesis 7:23 / I Pedro 3:20).
Outra boa explicação é: Deus fez os anjos em legiões (no atacado ou um a um). Mas com o homem Ele disse: "multiplicai-vos".
Nós temos a capacidade de se multiplicar, os anjos não.
Abraço

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Predestinação 1 - Passagens.



Passagens Bíblicas que atestam a Graça de Deus e a plena liberdade de qualquer criatura se arrepender e pela fé em Cristo alcançar a felicidade da salvação.
Marcus Vinícius
NO 1º TESTAMENTO (Velho Testamento).
1)   “Porque o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos Senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensa”. (Deut. 10:17)
2)   “Por isso também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardaste os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei”.  (Mal. 2:9)
3)   Nenhuma passagem é mais convincente do que aquela pela qual Deus convoca Jonas para anunciar a destruição de Nínive, povo pagão, pecaminoso, politeísta, cujo rei e cujo povo, ouvindo a mensagem “dentro de quarenta dias Nínive será destruída” tendo se arrependido, cobrindo-se de saco e cinzas, suplicando a misericórdia de Deus Eterno, este perdoou e os salvou da destruição. Equivale dizer que, conforme a atitude que o homem toma em face os seus apelos, o próprio Deus pode mudar completamente o seu pensamento e juízo, acerca do destino da criatura humana.
NO 2º TESTAMENTO (Novo Testamento).
1)   “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3:16)
2)   “Vinde a mim, todos vos, que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. (Mt. 11:28)
3)   Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”.
4)   “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. (Mc.16:15)
5)   “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lc. 19:10).
6)   “Ser-me-eis testemunhas... até os confins da terra”. (At. 1:8)
PERCEBAM QUE A SALVAÇÃO É POSSÍVEL A TODOS OS HOMENS
7)   “E toda a carne verá a salvação...” (Lc. 3:6)
8)   “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será Salvo”. (Rm. 10:13)
9)   “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”. (At. 2:21)
10)       “O qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (I Tim. 2:4)
11)       “pois assim como por uma só ofensa veio juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para justificação que dá vida”. (Rm.5:18)
12)       “porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, instruindo-nos para que renegada a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente”. (Tito 2:11-12)
13)       “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a jugam demorada, pelo contrario, Ele é longânimo para conosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos se cheguem a Deus”. (II Pd. 3:9)
14) Todo aquele que houve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará mais em condenação, mas passou da morte para a vida”. (Jo 5:24) – Deduzo que estavam na morte sem Cristo e não predestinados à salvação sem Ele, ou antes  D’Ele!!!

Nada posso fazer para ser salvo. Deus pai, em Cristo já fez tudo. A mim só resta aceitar ou recusar. O “último passo” é meu.
Deus não deseja que o ser humano o sirva, o honre e o glorifique na obrigatoriedade.

Grande abraço