quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O NATAL É SEMPRE O MESMO


O Natal traz de volta à mente muitas abençoadas lembranças. Algumas muito pessoais; outras de caráter geral. Todas preciosas, porém, espiritualmente falando, quem pode esquecer o encantamento sempre renovado da história da estalagem que abrigou José e Maria? Quem pode deixar de sentir a maravilha do coro de anjos cantando para os pastores?  E a suntuosidade dos magos que vieram de longe em busca daquele Messias anunciado pela grande estrela?
Sim, o Natal revive em nós muitas belezas. Relembro Quatro delas:
1ª - O amor de Deus - A Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte”, mas em continuidade, apresenta a vida eterna como presente do Pai por intermédio de Jesus Cristo Nosso Senhor!  Que maravilha! Nós que merecíamos castigo, recebemos uma dádiva! Disse alguém outro dia que em Jesus nós temos a “harmonia entre a justiça e o amor de Deus...”. O amor trouxe Jesus a este mundo, o amor permitiu que ele fosse imolado em nosso lugar, o amor satisfez a justiça que clamava por um cordeiro que tirasse o pecado do mundo. Como esquecer no Natal, a cruz???
2ª - Alguém muito simples se sobressai no Natal. Tão pouco se sabe dele, mas a Bíblia o chama de “justo”, e isto basta para entende porque ele foi escolhido para assumir a posição de Pai terreno daquele que havia sido gerado pelo, ou melhor, “do Espírito Santo”. É bom, no Natal, lembrar de José cuja biografia é tão lacunosa, mas cuja vida humilde e submissa é tão significativa nestes dias de incredulidade em que vivemos.
3ª - Maria, a virgem-mãe, merece também, nossa afetuosa lembrança neste Natal. Alguns a colocam no centro da efemeridade. Ela está no centro sim, não para chamar para si as atenções, mas para repetir uma das mais belas expressões de louvor do Novo Testamento “ A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada”(Lucas 1:46-48). Ela está no centro do Natal, no sentido de ter sido o receptáculo do Salvador do mundo e por isso, ela deve sempre ser lembrada, com amor.
4ª “- Outro memorável aspecto do Natal é o momento belíssimo do “Deus presente”: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome  de Emanuel, que traduzido é: Deus Conosco” (Mateus 1:23).
Como nos aquece o coração lembrar de tal fato! JESUS é a forma grega do nome Josué, que traz nas suas raízes o sentido de “Jeová é o nosso livramento”, Emanuel é a expressão do amor de Deus quando prometeu não mais se afastar da paisagem  espiritual do mundo. Por mais pecaminosos que sejam os homens, Ele está conosco, por mais negligentes que sejam os cristãos, Ele está conosco. Por que tantas lamúrias, tantas decepções, tanta insegurança se o DEUS CONOSCO inaugurou em Belém e confirmou no pentecostes a sua permanência PARA SEMPRE ao nosso lado?
Sim querido leitor, em qualquer lugar que estejamos estes 4 pontos serão alvos do enternecimento daqueles que amam a Jesus. Pode ser diferente a cultura intelectual, a cultura sociológica, a religião, a denominação ou a igreja. Mas se Jesus chegou lá, haveremos de lembrar de tudo isto!
Eu os encontro nas lembranças do lar onde nasci, nas igrejas que frequentei e frequento, nas decorações de Natal de nossa Parnaíba e em tantas outras disponíveis na mídia. Assim é que, entendo que quanto mais se combate o Natal, mais significativos se tornam os sinais do verdadeiro Natal.
Um abraço para você, e que promovas um NATAL, onde o “dono da festa” tenha preeminência mesmo!  Amém

Por Marcus Vinícius

Parnaíba (PI), 18/Dezembro/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário