Por Marcus Vinícius
HISTÓRICO DO VATICANO. Em outubro de 1958, faleceu Pio XII. O que se reuniu no mesmo mês elegeu como papa o patriarca de Veneza Cardeal Rocalli. Adotou o nome de João XVIII.
No dia 11 de outubro de 1962, João XXIII abriu a primeira sessão do concilio, na basílica de São Pedro. Entre a primeira sessão e a segunda, morreu João XXIII, no dia 03 de junho de 1963, o conclave elegia o Arcebispo de Milão, João Batista Montini, como novo papa. Escolheu para si o nome de Paulo VI; Paulo VI assume o Pontificado, e dá continuidade ás atividades do concílio.
O encerramento do concílio deu-se no dia07 de dezembro de 1965.
Os documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II foram assim divididos sistematicamente:
COSNTRUÇÕES | DECRETOS | DECLARAÇÕES | ||
LUMEM GENTIUM Constituição dogmática sobre a igreja (Ad intra) | AD GENTES: a atividades missionárias da igreja | GRAVISSIMUM EDUCATIONIS Educação da Juventude | ||
CIIRISTUS DOMINUS: o múnus pastoral dos bispos | ||||
GAUDIUM ET SPES Constituição pastoral sobre a igreja no mundo de hoje (Ad extra) | PRESBYTERORUM ORDINIS: O ministério e a vida dos sacerdotes | |||
OPTATAM TOTIUS: a formação sacerdotal. | NOSTRA AETATE As igrejas e a religiões não-cristã. | |||
APOSTOLICAM ACTUOSITATEM: O apostolado dos leigos. | ||||
DEI VERBUM Constituição dogmática sobre a revelação divina. | PERFECTAE CARITATIS: a renovação da vida religiosa. | |||
INTER MIRIFICA: Os meios de comunicação | DIGNITATIS HUMANAE Liberdade Religiosa | |||
SACROSANCTUM CONCILIUIM Constituição sobre a sagrada liturgia | UNITATIS REDINTEGRATIO: O ecumenismo. | |||
ORIENTALIUM ECCLESIARUM: As igrejas Católicas Orientais. |
Considera-se, universalmente, a constituição dogmática LUMEM GENTIUM e a Constituição pastoral GAUDIM ET SPES como os documentos-Eixo do Concílio:
LUMEM GENTIUM: intenção de oferecer a seus fiéis e a todo mundo um ensinamento mais preciso sobre a natureza e a missão universal da Igreja;
GAUDIUM ET SPES: esclarecer o mistério do homem no mundo de hoje e seus problemas: G.S é muito claro: uma religião de cunho transformador na vida concreta do homem, na existência social, no seu dia-a-dia.
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Milhões viram a maçã cair, mas foi Newton que perguntou por quê.
(Bernard Baruch)
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