quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANOS II


Por Marcus Vinícius
HISTÓRICO DO VATICANO. Em outubro de 1958, faleceu Pio XII. O que se reuniu no mesmo mês elegeu como papa o patriarca de Veneza Cardeal Rocalli. Adotou o nome de João XVIII.
No dia 11 de outubro de 1962, João XXIII abriu a primeira sessão do concilio, na basílica de São Pedro. Entre a primeira sessão e a segunda, morreu João XXIII, no dia 03 de junho de 1963, o conclave elegia o Arcebispo de Milão, João Batista Montini, como novo papa. Escolheu para si o nome de Paulo VI; Paulo VI assume o Pontificado, e dá continuidade ás atividades do concílio.
O encerramento do concílio deu-se no dia07 de dezembro de 1965.
Os documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II foram assim divididos sistematicamente:
COSNTRUÇÕES

DECRETOS

DECLARAÇÕES



LUMEM GENTIUM
Constituição dogmática sobre a igreja (Ad intra)

AD GENTES:
a atividades missionárias da igreja
GRAVISSIMUM EDUCATIONIS
Educação da Juventude
CIIRISTUS DOMINUS:
o múnus pastoral dos bispos
GAUDIUM ET SPES
Constituição pastoral sobre a igreja no mundo de hoje (Ad extra)
PRESBYTERORUM ORDINIS:
O ministério e a vida dos sacerdotes
OPTATAM TOTIUS:
a formação sacerdotal.
NOSTRA AETATE
As igrejas e a religiões não-cristã.
APOSTOLICAM ACTUOSITATEM:
O apostolado dos leigos.
DEI VERBUM
Constituição dogmática sobre a revelação divina.
PERFECTAE CARITATIS:
a renovação da vida religiosa.
INTER MIRIFICA:
Os meios de comunicação
DIGNITATIS HUMANAE
Liberdade Religiosa
SACROSANCTUM CONCILIUIM
Constituição sobre a sagrada liturgia
UNITATIS REDINTEGRATIO:
O ecumenismo.
ORIENTALIUM ECCLESIARUM:
As igrejas Católicas Orientais.

Considera-se, universalmente, a constituição dogmática LUMEM GENTIUM e a Constituição pastoral GAUDIM ET SPES como os documentos-Eixo do Concílio:
LUMEM GENTIUM: intenção de oferecer a seus fiéis e a todo mundo um ensinamento mais preciso sobre a natureza e a missão universal da Igreja;
 GAUDIUM ET SPES: esclarecer o mistério do homem no mundo de hoje e seus problemas: G.S é muito claro: uma religião de cunho transformador na vida concreta do homem, na existência social, no seu dia-a-dia.
***
Milhões viram a maçã cair, mas foi Newton que perguntou por quê.
                                                                                                      (Bernard Baruch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário