terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bíblia – A escritura sagrada do Cristianismo

Texto elaborado para uso em aula pelo Profº Marcus Vinícius


A Bíblia, também chamada Sagrada Escritura é o conjunto de todos os livros inspirados do primeiro e do segundo testamento. A palavra Bíblia corresponde ao plural grego biblion e significa,livros, coleção, biblioteca.
Há mais de cinco séculos em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos, impressos traduzidos, lidos e comentados do mundo. Foi a Bíblia que inaugurou a invenção da tipografia por Gutenberg, em 1450, e desde então seu texto já foi impresso e traduzido em mais de 1000 línguas e suscitou milhares de outras publicações secundárias e terciárias.
Ora, um livro procurado e lido por tanta gente deve possuir um segredo muito importante para a vida. Pois em geral, nós homens e mulheres não somos tão bobos assim para continuar procurando uma coisa num lugar onde nada se encontra! Qual o segredo ? Como descobri-lo ?
Ao longo de trinta séculos e até hoje, o texto bíblico manteve uma surpreendente vitalidade e alimentou a fé de milhares de pessoas e até de nações. Essa força advém do permanente diálogo entre o livro, que interpela a consciência dos homens, e os homens que a interrogam em busca de respostas a suas indagações transcendentes.
A Bíblia é o livro que todo cristão deve conhecer, lê-la e sobretudo esforçar-se por vive-la. Sua leitura porém exige respeito, humildade e prudência. Respeito porque é santa, e as coisas santas devem ser respeitadas. Humildade para não se pensar que é um expert, mas reconhecer que a Bíblia tem pontos difíceis de entender e que, às vezes, será preciso pedir ajuda a alguém que tem mais conhecimento ou, buscar ajuda em livros e revistas especializadas. Prudência para não falar aquilo que a Bíblia não diz, nunca manipule o texto bíblico em favor das suas próprias idéias. A imprudência de muitos em lê um texto “solto”, sem contexto tem criado as mais perigosas heresias.
Adquiri-se o verdadeiro conhecimento da Bíblia pela leitura contínua, diária, meditada e refletida e nunca por decorar textos isolados. Muitos, para ficarem com um ar em “doutor em Sagradas Escrituras” vivem por “macaquiar” o que ouvem de outros ou a repetir versículos fora de seu contexto.
A Bíblia tem haver com Deus, cremos ser a palavra de Deus por três razões: Primeiro porque nela se acha o que Deus revelou (nesse sentido ela contém a palavra de deus), segundo porque foi Deus quem a fez escrever (nesse sentido, toda a Bíblia é palavra de Deus) e terceiro porque Deus nos fala por ela e adequadamente as nossas necessidades (nesse sentido, só a Bíblia é a palavra de Deus).
Uma palavra tem a força e o valor de quem a pronuncia. A palavra nossa, palavra humana, pode errar e enganar, pois o homem é fraco e não oferece uma segurança total. Mas a palavra de Deus não erra e nem engana. Ela é prego seguro e firme para sustentar a vida de quem nela se agarra e por ela se orienta.

Basta um só momento para mudar uma vida inteira.

3 comentários:

  1. Amado irmão, a paz esteja com você.
    Pergunto a você se está bíblia contém todas escrituras? E se tudo que foi traduzido está realmente Igual como foi escrito ORIGINALMENTE?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me pela demora em responder...
    Com respeito a 1ª pergunta SIM. Contém todo o Cânon/lista oficializada em Jâmnia no 1ºSéc. com respeito a 2ª pergunta NÃO. Toda tradução é falha e sofre a inflência da época e do tradutor. Daí a importância de uma boa exegese do texto bíblico.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Qual nome das escrituras sagradas do cristianismo?

    ResponderExcluir