quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livros apócrifos


Texto para uso em aula pelo Profº Marcus Vinicius.

Muitos escritos contemporâneos aos escritos bíblicos não entraram na Bíblia e são considerados apócrifos. Talvez você nunca tenha ouvido a palavra “apócrifo”. Ela soa estranha e difícil, mas não é. A palavra vem do grego(apókriphos) e significa “escondido, secreto”. Ela aparece por exemplo, em Cl.2:2-3 e em Mc.4:22. Ao se contrapor aos livros canônicos, a palavra tomou outro sentido, passando a indicar livro de origem incerta, não inspirado, não canônico, espúrios.
Existem livros apócrifos do primeiro e do segundo testamento. Os do primeiro testamento surgiram do século II a.C. ao século III d.C. Entre os mais importantes, encontra-se o Apocalipse de Moisés, 2 Esdras, 3 e 4 Macabeus, Henoc, Testamento dos Doze Patriarcas, Salmos de Salomão, Assunção de Moisés e muitos outros. Os apócrifos do segundo testamento  que chegaram até nós vão do século I até o século V d.C. Predominam os livros sobre a infância de Jesus, sua paixão, os pais de Jesus e os apóstolos. Sobre a infância destaca-se  o proto-evangelho de Tiago e o livro da Natividade de Maria. Sobre a paixão, o evangelho de Nicodemos e o evangelho de Gamaliel. Sobre os pais de Jesus, a Morte de Maria, o Trânsito de Maria e a História de José, o carpinteiro. Sobre os apóstolos, os Atos de Pedro, os Atos de Paulo e Tecla e os Atos de André. São conhecidas algumas cartas e apocalipses atribuídos a Pedro, Paulo, Maria, a mãe de Jesus, Tomás, João e Estevão.
Os principais evangelhos apócrifos, além do proto-evangelho de Tiago, são: de Tomé, segundo os Hebreus, de Maria Madalena, de Pedro, segundo os egípcios, de Felipe, de André e o de Bartolomeu.
Os livros apócrifos não foram considerados inspirados. Eles tinham a preocupação de dar maiores informações sobre as pessoas que apareciam na Bíblia, manter viva a esperança no Messias e dar informações sobre o ambiente religioso, cultural e social do período em que surgiram. Esses escritos refletiam às vezes até uma viva e profunda fé, misturada, porém, com uma grande dose de imaginação e fantasia. Muitos deles inspiraram a pintura e a iconografia.
Livros de grande valor surgiram e vão surgir. Eles podem ser importantes para ajudar a encontrar o sentido da vida e dar razões para aquilo que acreditamos. Podem ajudar a entender o que está escrito nos diferentes cânones da Bíblia, tornando mais clara, para nós, a vontade de Deus e o caminho da salvação, mas outros livros não podem entrar nas listas dos diversos cânones bíblicos.
A Bíblia católica apresenta os seguintes apócrifos ou deuterocanônicos no primeiro testamento: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão (Sabedoria), Eclesiástico (Sirá ou Sirac), Baruc, 1 e 2 Macabeus, Cântico dos três jovens (Daniel 3:24-90), Susana(Daniel 13), Bel e o dragão (Daniel 14), adição ao livro de Ester (Ester 10:4-10).

                             
Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário