segunda-feira, 14 de março de 2011

BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS


Seja Bem vindo a nossa igreja , seja bem vindo entre os batistas.O objetivo deste texto é queque você conheça melhor nossa denominação, um pouco de nossa origem , história e doutrinas distintivas. Logo de início é bom que fique claro que nós os batistas não somos daqueles que crêem que somos apenas nós os eleitos por Deus para a salvação , “de todas as tribos , povos e raças , muitos virão te adorar “(Ap. 7:9-10) , isto inclui também de muitas denominações , o Reino de Deus não se restringirá a uma denominação cristã , o Reino é para os fiéis.
ORIGEM DOS BATISTAS
Há pelo menos três correntes, mas a mais aceita é de que os Batistas tiveram origem no século XVII, entre os ingleses. Na segunda metade do século XVI, pequenos grupos de puritanos tornaram-se impacientes em relação à reforma dentro da igreja Anglicana.
Finalmente, romperam com a igreja oficial da Inglaterra, tornando - se conhecidos como separatistas. Aqueles entre eles que acreditavam no batismo só de crentes tornaram-se os pioneiros do que, finalmente, veio a tornar-se uma denominação separada, com o nome de batistas. Esses puritanos também defendiam a forma de governo eclesiástico democrático, um outro típico princípio batista. John Smith, anteriormente pregador anglicano de Lincoln, na Inglaterra, tornou-se um ministro separatista. Os anos entre 1640 e 1660 foram de grande ênfase das igrejas batistas, e desenvolvimento. A liberdade religiosa tornou-se uma grande ênfase das igrejas batistas, e muitos crentes batistas foram aprisionados ou tiveram seus bens confiscados. John Bunyan (Autor de O Peregrino) foi um deles, confinado 12 anos em prisões. O ímpeto reavivalista e de missões entre os batistas deveu-se a Adoniram Judson e William Care em especial.

OS BATISTAS NO BRASIL
Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista do Brasil, em Salvador, BA, voltada para evangelização do Brasil, já existiam outras duas igrejas batistas organizadas por imigrantes americanos, uma em Santa Bárbara do Oeste e outra em Americana, SP. Os casais de missionários norte americanos, recém chegados ao Brasil, William Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros e Zacharias C. Taylor, Kate S. Crawford, auxiliados pelo ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara do Oeste, decidiram iniciar sua missão em Salvador, Bahia, então com 250.000 habitantes. A igreja lá foi organizada em 15 de outubro de 1882. Em 1907 foi organizada a Convenção Batista Brasileira e muitas entidades da CBB como Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais e seminários. Hoje somos, em números aproximados,  1 milhão de membros,  6.000 igrejas, 4.000 congregações,  7.000 pastores e 9.000 seminaristas para a glória de Deus em 30 convenções estaduais/regionais filiadas a CBB!


 
PRINCÍPIOS DA FÉ BATISTA

ü  Autoridade da Bíblia – Crêem os batista em toda a Bíblia, e no NT como a única regra de fé e prática (conduta). Crêem na inspiração total das escrituras e na sua inerrância e não reconhecem nenhuma outra literatura paralela as Escrituras .
ü  Separação entre a Igreja e o Estado - dentro deste principio está a liberdade religiosa.
ü  Igreja – como uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas, tendo Cristo como o Cabeça.
ü  A absoluta liberdade de consciência dos membros.
ü  O Sacerdócio Universal dos Salvos, a responsabilidade individual diante de Deus.
ü  As Ordenanças: O Batismo e a Ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Senhor Jesus Cristo no NT, sendo ambas de natureza simbólica.
Tenha uma boa semana e fique na graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário