sábado, 30 de outubro de 2010

O Salmo que o bispo Macedo não leu

Fonte: www.gospelmais.com.br

Numa entrevista publicada pela folha de São Paulo, em 13 de outubro de 2007, o bispo Edir Macedo, líder maior da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário da Rede Record, respondeu sobre o aborto e a campanha que a Record tem feito a favor da legalização. Lamentavelmente, além de ser favorável a essa prática criminosa a antibíblica, o bispo reflete sua falta de conteúdo e compromisso com ensino das Escrituras Sagradas, demonstrando uma cosmovisão muito mais comprometida com conceitos sociológicos – políticos pós-modernistas, do que com a visão bíblica cristã.

Dentre as perguntas relativas ao tema, cito apenas a que está diretamente relacionada o texto bíblico:

Folha: “Deus deu a vida e só Ele pode tirá-la”, segundo a Bíblia (sic). Não é contraditório um líder cristão defender o aborto?

Macedo: A criança não vem pela vontade de Deus. A criança gerada de um estupro seria de Deus? Não do meu Deus! Ela simplesmente é gerada pela relação sexual e nada mais, além disso. Deus deu a vida ao primeiro homem e a primeira mulher. Os demais foram gerados por estes. O que a bíblia ensina é que se alguém gerar cem filhos e viver muitos anos, até avançada idade, e se sua alma não se fartar do bem , e além disso, não tiver sepultura, digo que um aborto é mais feliz (Ec. 6:3). Não acredito que algo informe seja uma vida.

As afirmações feitas pelo bispo contrariam o que ensina a Bíblia sobre a soberania de Deus e o seu governo sobre todas as coisas. Sua opinião contradiz inclusive a própria prática da sua igreja, pois, segundo sua compreensão, Deus está distante, afastou-se deixando as coisas correrem segundo processos e leis que criou, não acompanhando os acontecimentos diários e o processo contínuo da vida. Mas, sua igreja convenientemente, convida e estimula as pessoas a irem a ela buscar solução para questões pessoais e especificas, como: doenças, desemprego, desilusão, falência, fracasso financeiro, e outros.

O bispo cita um texto de Eclesiastes completamente fora de seu contexto, refletindo a irresponsabilidade quanto ao uso e interpretação da Bíblia, prática essa, muito comum nas pregações de sua igreja. O texto poético de sabedoria, escrito por Salomão, ensina o quanto é inútil uma vida vivida sem Deus, mesmo com muitos filhos e com muita longevidade, se a alma não se fartar do bem, ou seja, daquilo que é proveniente da graça, da presença abençoadora de Deus, a vida não tem valor. E assim, essa vida se trona pior do que um aborto. Pois é uma vida inútil. Chega-se ao final dela sem o verdadeiro sentido. O texto citado não trata de forma alguma sobre a questão ética do aborto.

Não temos a pretensão de apresentar aqui os diversos textos e posicionamentos claros das Escrituras sobre esse tema. Há muitos textos já divulgados com essa finalidade. Gostaria apenas de sugerir ao leitor e ao bispo Edir Macedo a leitura e reflexão do salmo 139 escrito por Davi. Esse é também um texto poético, ele também não trata diretamente sobre o aborto, mas ensina que Deus é totalmente soberano, governa sobre todas as coisas e tem cada dia de nossa vida em sua conta, ensina também esse salmo, que a vida humana, cada uma dela é criação direta de Deus, Davi assim descreve o ato da gestação: “... de modo assombrosamente, me formaste” e ainda descreve a gestação uterina como sendo algo artesanal, feito pela mão divina: “tu me teceste no seio da minha mãe”, é claro que Davi utiliza um recurso poético para descrever  a ação divina no ato gestacional, mas o principio aqui, é que Deus é quem faz a vida no útero. Como é tremenda e linda essa descrição! E por isso, e muitos mais, estamos convencidos pelas Escrituras que o aborto é pecado! É uma agressão direta a uma obra construída pelas mãos do Criador.

Davi claramente discorda do bispo Edir Macedo (sendo aqui anacrônico a propósito). Sobre a firmação absurda do bispo: “não acredito que algo informe seja uma vida”. Digo apenas que quem está no útero não é “algo informe”, sem vida, mas alguém com vida em formação, afirmo isso a luz da Bíblia e a da ciência, pois ambas não se contradizem. Talvez possa faltar a ciência a clareza que as Escrituras tem sobre a assunto. Mas, as pesquisas científicas sérias, caminham nessa direção.

Concluo ressaltando que o bispo em sua entrevista diz algo esclarecedor quando afirma: “Não do meu Deus!” Isso revela que o Deus do bispo é exclusivo, é outro, e certamente não é o da Escritura Sagrada.

“Nele”, que é o autor e Senhor de cada vida, em todas as etapas em que ela acontece.

Particularmente acredito que o simples falar de Deus, não nos faz de Deus...
Analise e tire suas próprias conclusões

Fique com Deus. Eu estou com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário