*Colaboração do Prof. Marcus Vinícius
ORIGEM
O Credo
de Atanásio, subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã, é
geralmente atribuído a Atanásio, Bispo de Alexandria (século IV), mas
estudiosos do assunto conferem a ele data posterior (século V). Sua forma
final teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto grego mais antigo
deste credo provém de um sermão de Cesário, no início do século VI.
O credo
de Atanasio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é
considerado “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja
quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus
e da dualidade de naturezas de um único Cristo”.
TEXTO
1. Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que
sustente a fé universal. 2. A qual, a menos que cada um preserve perfeita e
inviolável, certamente perecerá para sempre. 3. Mas a fé universal é esta, que
adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade. 4. Não confundindo
as pessoas, nem dividindo a substância. 5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do
Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. 6. Mas no Pai, no Filho e no
Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
7. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo. 8. O Pai é não criado,
o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado. 9. O Pai é ilimitado, o
Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado. 10. O Pai é eterno, o Filho é
eterno, o Espírito Santo é eterno. 11. Contudo, não há três eternos, mas um
eterno. 12. Portanto não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas
um não criado e um ilimitado. 13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é
onipotente, o Espírito Santo é onipotente. 14. Contudo, não há três
onipotentes, mas um só onipotente. 15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o
Espírito Santo é Deus. 16. Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus. 17.
Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. 18.
Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor. 19. Porque, assim como
compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus
e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer que há
três Deuses ou Senhores. 20. O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem
gerado. 21. O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado.
22. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem
gerado, mas procedente. 23. Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho,
não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos. 24. E nessa
Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor. 25. Mas todas as
três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em tudo o que foi
dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em unidade deve ser
cultuada. 26. Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com
relação à Trindade. 27. Mas também é necessário para a salvação eterna, que se
creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. 28. É, portanto, fé
verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
é tanto Deus como homem. 29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do
Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus,
perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana. 31. Igual ao
Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua
humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo.
33. Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade
haver assumido sua humanidade. 34. Um, não, de modo algum, pela confusão de
substância, mas pela unidade de pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e
carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo. 36. O
qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao
terceiro dia. 37. Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de
onde virá para julgar os vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda, todo homem
ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de sua obras. 39. E aqueles que
houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal,
para o fogo eterno. 40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem
creia firmemente nela, não pode ser salvo.
* Extraído de Paulo Anglada, Sola Scriptura:
A Doutrina Reformada das Escrituras (São Paulo: Os Puritanos, 1998), 180-82.
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