quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MEMORANDO DE UMA CRIANÇA

Colaboração Marcus Vinícius*
Não tenha medo de ser firme comigo. Eu prefiro a firmeza, ela me dá um sentimento de segurança.
Não permita que eu forme maus hábitos. Eu dependo de você para descobri-los nas primeiras fases de sua manifestação.
Não me faça sentir menor que sou. Só contribui para que eu aja estupidamente “grande”.
Não me corrija, se possível, na presença de outras pessoas. Eu lhe darei muito mais atenção se falar comigo calmamente e em particular.
Não me proteja das consequências, as vezes preciso aprender “apanhando”.
Não me faça sentir que meus erros são pecados. Isso atrapalha meu senso de valores.
Não fique demasiadamente preocupado quando digo “eu odeio você”. Não é a você que eu odeio, mas ao seu poder de contrariar-me.
Não se preocupe demais com minhas pequenas indisposições. Muitas vezes consigo com elas a atenção que desejo.
Não me importune continuamente. Se você fizer isso terei de proteger-me fingindo que não ouço: sou surdo.
Não me faça promessas irrefletidas. Sinto-me profundamente desapontado quando as promessas não são cumpridas.
Não esqueça que sou incapaz de explicar-me tão bem quanto gostaria. Esta é a razão por que não sou muito preciso.
Não ponha constantemente à prova a minha honestidade. Sou facilmente assustado e impelido a mentir.
Não seja inconsistente. Isso me deixa completamente confuso e faz com que eu perca a minha fé em você.
Não me ignore quando faço perguntas. Se o fizer, perceberá que deixarei de fazer perguntas e procurarei a informações em outro lugar.
Não diga que os meus temores são bobagens. São terrivelmente reais para mim.
Jamais pense que pedir desculpas a mim está além de sua dignidade. Um pedido honesto de desculpas me faz sentir maior calor humano em relação a você.
Jamais sugira que você é perfeito ou infalível. Tomo um choque demasiadamente grande quando descubro que você não é.
Não esqueça que “adoro” experimentar. Não posso subsistir sem isso, por favor, tenha paciência comigo.
Não esqueça a rapidez com que estou crescendo. Deve ser difícil acompanhar o meu desenvolvimento, mas procure fazer isso.
*Adaptado por mim: revista Start – 2T77 autor desconhecido.



“Há pessoas que tem dinheiro e outras que são ricas”
                                                                                                                                  (Coco Chanel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário