terça-feira, 15 de agosto de 2017

ORANDO PELOS GOVERNANTES E AUTORIDADES




Por ocasião dos 173 anos da emancipação política da invicta Parnaíba, presenciamos muitos cristãos orando pela cidade e pelo Prefeito “Mão Santa”.
Como cristãos, somos convocados a orar pelas autoridades constituídas, o que inclui o Prefeito de nossa cidade, o governador de nosso estado e o Presidente do País. Leiamos o ensinamento de Deus transmitido por Paulo:
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2.1-4).
No contexto do versículo, considera-se Roma, cujo imperador se chamava NERO CLAVDIVS CAESAR AVGVSTVS GERMANICVS, que governou de outubro de 54 a junho de 68, e que mandou matar o autor da Carta a Timóteo. E mesmo assim, vale a recomendação divina.
Tal texto foi muito bem usados por governantes déspotas e por tantos outros “picaretas”, que usam e desvirtuam a Bíblia ao seu bel prazer. Por isso é que o texto precisa ser bem compreendido, para que venha a ser aplicado corretamente como palavra de Deus.
A oração pelos outros (intercessão) agrada a Deus. E orar pelos governantes e autoridades também é ministério de intercessão.
Deus criou e rege o mundo através de leis. Há leis naturais, leis espirituais e leis sociais. Uma dessas leis sociais é a existência de governos para liderar as nações, estados e cidades. Os governantes são parte das leis de Deus para a humanidade.
Eles vivem sob uma pressão muito grande.
Eles vivem sob uma tentação muito grande.
Eles vivem sob uma sedução muito grande.
Eles precisam de sabedoria solidária para governar.
Ele precisam de nossas orações.
         
Os governantes precisam possuir qualidades naturais, mas também qualidades especiais (dadas sobrenaturalmente por Deus) para bem governar.
Ao oramos por nossos governantes, pedimos a Deus que os capacite, tanto natural quanto sobrenaturalmente, não importa se creem nele. Um bom governo permite que os cristãos vivam em liberdade e que possam proclamar o amor de Deus a todos.
Mas, “atentai bem”, a oração pelos governantes não elimina o direito à crítica e a fiscalização, em alguns casos, pode-se pedir por seu impeachment. Os tiranos e corruptos devem ser depostos.
Os pastores Martin Niemoller e Dietrich Bonhoeffer resistiram a Hitler. Martin Luther King Jr. resistiu à política oficial segregacionista norte-americana. Orar por um político não é aprovar sua conduta. Assim sendo:

  •   Devemos pedir pela conversão dos governantes.
  •  Devemos pedir sabedoria para os governantes.
  •   Devemos pedir generosidade a Deus para os governantes.
  •  Devemos pedir a Deus que os governantes consigam atuar de modo a contribuir para que haja justiça e liberdade.
  • Podemos até pedir a saída dos governantes incompetentes e corruptos, desde que seja respeitada a lei, se democrática.


Abraço fraterno do MV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário